quinta-feira, 14 de março de 2013

Aninha


A Aninha é uma menina muito esperta. Tão esperta que até sabe de cor todas as cores do arco-íris:
VERMELHO
LARANJA 
AMARELO
VERDE
AZUL
ANIL
VIOLETA

Ela só não sabe muito bem que cor é anil (ou indigo, dissera a educadora) mas um dia aprenderá isso também. A avó não sabe, e foi quem lhe ensinou a cantiga. A cantiga do arco-da-velha.
Arco-da-velha é como a avó chama ao arco-íris, isso a Aninha sabe muito bem. É que quando foi para o Jardim Infantil e a educadora começou a ensinar cantigas e versos sobre o arco-íris e ela sem saber o que isso era, e todos os meninos a cantar virados para um cartaz com o arco-da-velha, e ela sem ver arco-íris nenhum, e disse que aquilo não era o arco-íris, era o arco-da-velha, os meninos riram-se dela. Riram-se muito. Mas a educadora, a menina Marta, não se riu, e aproveitou para explicar aos meninos todos que o arco-íris tinha vários nomes. Que havia quem lhe chamasse arco-da-velha e outros nomes também, mas que era a mesma coisa.
Tinham era de aprender a cantiga das cores do arco-íris, e recomeçaram a cantar. Aninha também sabia uma cantiga, mas não era aquela. E quis cantá-la também:

Arco-da-velha
Virado ao mar
Sardinhas barrentas
Bolo do lar

Os meninos riram-se mas gostaram da cantiga, e cantaram-na com mais vontade do que haviam cantado momentos antes a que a educadora lhes ensinou. Aninha ficou contente, e ficou a saber que era uma menina muito esperta, pois sabia coisas que as outras pessoas não sabiam: a educadora não sabia a cantiga do arco-da-velha e os meninos não conheciam esse nome para o arco-íris.
Outras das coisas em que a Aninha sabe que é esperta é em decorar cantigas e versos. Decora tudo o que a avó lhe ensina, desde orações a cantigas, lengalengas e outras coisas assim. Basta que a avó comece a cantar para ela logo apurar o ouvido, a querer ouvir tudo e aprender tudo. O que vale é que a avó tem muita paciência e repete quantas vezes forem necessárias para ela aprender.
Quando entrar para a escola, a escola a sério e não a “escolinha”, como as pessoas dizem do Jardim Infantil, Aninha aprenderá as letras e os números e assim poderá aprender ainda mais coisas, pois saberá ler. Sabendo ler poderá ensinar à avó as cantigas e versos que os livros trazem, a educadora ensina tantas cantigas e historinhas que lê nos livros.
Livros são coisas muito importantes, isso já aprendeu também.
É mesmo muito esperta, a Aninha.

Felipa Monteverde